A Fiabci/Brasil e o seu principal member SindusCon-SP realizaram no dia 28 de outubro, em São Paulo, um encontro empresarial que teve como tema central “Os Avanços do Setor da Construção Civil no Exterior e o Exemplo da Espanha”.
A grande atração foi a palestra de Hugo Corres Peiretti, professor doutor em Engenharia de Caminhos, Canais e Portos, e presidente da Fhecor Ingenieros Consultores (Espanha). Intitulada “Engenharia pensada para Construir”, a palestra destacou as conquistas recentes da industrialização em obras na Europa, sobretudo na Espanha, já que Peiretti tem realizado projetos estruturais e acompanhado a construção de obras importantes pelo mundo, como o Terminal 4 do Aeroporto de Barajas, em Madri. (Mais abaixo, veja a apresentação do palestrante Hugo Corres).
O evento também promoveu análise e debate sobre algumas das razões que atravancam os avanços na construção civil brasileira; como o país tem trabalhado a questão da produtividade; qual o grau tecnológico empregado em seus projetos, em comparação com exemplos pelo mundo, bem como o uso de materiais pré-fabricados e as práticas de construção sustentável.
O vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP Paulo Rogério Luongo Sanchez foi o coordenador do painel, que contou ainda com a participação de dois debatedores e comentaristas: a engenheira Íria Lícia Oliva Doniak, presidente executiva da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), e o arquiteto Eduardo Sampaio Nardelli, presidente da Presidente da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura). Já a abertura do encontro ficou a cargo dos presidentes das entidades promotoras: Basilio Jafet (presidente da Fiabci/Brasil) e José Romeu Ferraz Neto (presidente do SindusCon-SP).