Redes Sociais
  Home - Notícias - Newsletters

Newsletters

"Cidades inteligentes para todos" - O Estado de S.Paulo - Cad. Negócios - Pág. B8.


Cidades inteligentes para todos
 
A construção de espaços urbanos que integram tecnologia, sustentabilidade e qualidade de vida representa o futuro e necessita da participação ativa do setor imobiliário
 
 
Por Paulo Saad Jafet*

As cidades inteligentes se transformaram em referência de modelo urbano no qual tecnologia, sustentabilidade e qualidade de vida se encontram e transformam a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com o ambiente. O setor imobiliário, que historicamente ajuda a moldar as cidades, têm papel crucial nessa transição.
 
Cidades inteligentes não são apenas tecnologicamente avançadas; são conectadas e eficientes, os recursos são otimizados e as pessoas vivem de forma integrada e sustentável. A tecnologia já permite sistemas de transporte público mais eficientes, prédios que "pensam", regulando temperatura, iluminação e consumo de energia de acordo com a demanda. Ferramentas que são prioridade em um país em que 84% dos habitantes vivem em áreas urbanas e que abrem oportunidades para o setor imobiliário oferecer soluções atraentes e sustentáveis para moradores e investidores.
 
No entanto, essa transição não é simples e requer políticas públicas, visão, investimentos e, acima de tudo, conscientização. A construção de cidades inteligentes é uma resposta urgente às demandas ambientais e sociais do século XXI. Em Londres, a conectividade 5G, o acesso gratuito ao Wi-Fi público, pontos de recarga para veículos elétricos, sensores de qualidade do ar e investimentos na educação transformaram a cidade em exemplo de inovação e sustentabilidade.
 
Em minha avaliação, a nova geração de empreendimentos imobiliários já incorpora esses princípios tecnológicos em seus lançamentos, mas ainda restritos a ofertas para as classes média e alta. Devemos ofertar essas inovações aos consumidores de baixa renda, promovendo ao mesmo tempo sua capacitação neste sentido.
 
Esse deveria ser um objetivo de políticas públicas de todas as esferas de poder no país. Afinal, o município é de todos.
 
A mídia tem o poder de educar e informar, além de fomentar o debate sobre a importância de o setor imobiliário adotar práticas que favoreçam o desenvolvimento de cidades mais inteligentes. Empreendimentos adaptados a essa nova realidade devem ser incentivados pelo impacto positivo que geram na economia e em toda a sociedade.
 
O Grupo Bandeirantes está na vanguarda dessa discussão, promovendo a cobertura jornalística do tema e estimulando o diálogo entre governo, setor privado e sociedade para que essa transição seja ágil e inclusiva. O Prêmio Band Cidades Excelentes é a demonstração deste compromisso ao incentivar a melhoria da realidade dos municípios, por meio da premiação de boas práticas de gestão pública. Nossa meta é contribuir para a construção de cidades onde a tecnologia seja um meio para melhorar a qualidade de vida de todos, e não apenas um benefício para alguns.
 
As cidades inteligentes são o futuro. E o futuro do setor imobiliário está diretamente ligado à capacidade de inovar e de se adaptar a essa demanda. O Grupo Bandeirantes, como sempre, estará aqui para amplificar as vozes de lideranças comprometidas com a modernidade e apontar os caminhos para um desenvolvimento sustentável e inteligente. Se queremos cidades que respeitem o meio ambiente e melhorem a vida de seus habitantes, devemos, juntos, promover essa transformação.
 
Paulo Saad Jafet é Vice-Presidente do Grupo Bandeirantes

 

 

 



Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP