"Inteligência Artificial: impactos já são perceptíveis no mercado imobiliário " - O Estado de S.Paulo - Cad. Politica - pág. A8.
Inteligência Artificial: impactos já são perceptíveis no mercado imobiliário
O uso de IA vem revolucionando positivamente o setor, de diferentes formas
A Inteligência Artificial (IA) está promovendo uma revolução em diversas indústrias, e o setor imobiliário não fica de fora. A implementação do recurso neste segmento tem o potencial de alterar radicalmente a forma como os negócios são realizados, tornando-os mais eficientes e focados no cliente.
Um levantamento recente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) indica, no entanto, que, até 2023, apenas 19% das empresas do setor imobiliário fizeram uso de alguma ferramenta de IA.
Um outro estudo, da McKinsey Global Institute (MGI), mostra que apenas o uso de IA generativa pode agregar mais de US$ 180 bilhões ao ecossistema global de "real estate". Portanto, investir nela é uma decisão estratégica bastante inteligente, pensando que estamos em uma era cada vez mais digital e orientada por dados.
Embora ainda gere incertezas entre muitos profissionais, é inegável que esse é o futuro. Um dos principais benefícios da IA é sua habilidade para analisar grandes volumes de dados.
Para investidores e empresas, isso possibilita identificar tendências e padrões que podem ser fundamentais para decisões sobre compra, venda e aluguel de propriedades. Além disso, os algoritmos podem ser utilizados para prever preços de imóveis com base em diversos fatores, como localização, tamanho e facilidades, proporcionando uma vantagem competitiva significativa.
A IA pode ser aplicada em diferentes etapas e áreas no imobiliário, desde o planejamento de um projeto, gestão de recursos e logística até a integração de sistemas. A eficiência energética é outra área que pode se beneficiar, por meio de simulações, otimização de sistemas e gerenciamento em tempo real, tornando os imóveis mais sustentáveis.
O emprego dessa tecnologia também permite automatizar tarefas administrativas e burocráticas cotidianas, economizando tempo e esforço valiosos para os corretores, por exemplo. Sem esses processos, eles podem se concentrar mais em construir relacionamentos com clientes e, consequentemente, em fechar negócios.
Ademais, no setor de gestão de propriedades, ela pode prever quando manutenções ou reparos podem ser necessários, ajudando a evitar problemas antes que ocorram.
A ferramenta também vem potencializando os resultados de chatbots e assistentes virtuais, que estão aprimorando cada vez mais o atendimento ao cliente nas plataformas online. Eles podem responder perguntas frequentes, agendar visitas e fornecer informações detalhadas sobre propriedades de maneira rápida e eficiente.
A IA pode auxiliar na customização da experiência do usuário, recomendando propriedades com base nas preferências e necessidades individuais de cada cliente que navega pelo site. E o setor de marketing também pode se beneficiar consideravelmente do seu uso.
Sem contar que ela ainda possibilita trabalhar com realidade virtual e aumentada, permitindo a criação de tours virtuais de propriedades e possibilitando que os compradores visualizem imóveis à distância, facilitando o processo de seleção. Além disso, pode detectar atividades suspeitas ou fraudulentas, protegendo compradores e vendedores.
No entanto, existem desafios associados ao seu uso no setor. Eles incluem questões relacionadas ao uso e à privacidade de dados, além do fato de muitos profissionais carecerem das habilidades técnicas necessárias para conduzir negócios utilizando essa tecnologia. Outro ponto importante é que a implementação pode levar à diminuição de empregos em muitas empresas, impactando o mercado como um todo.
De fato, muitas empresas do setor ainda enfrentam desafios para entender como implementar a inteligência artificial na sua cultura. Infelizmente, persiste a crença de que o investimento é inacessível, arriscado e pode trazer muitas mudanças. Contudo, de modo geral, essa percepção é equivocada e pode limitar oportunidades de expansão e inovação para a indústria.
Retornar