"Conheça alguns dos prédios mais altos do mundo"
Conheça alguns dos prédios mais altos do mundo
Verdadeiras arranha-céus, construções demandaram grandes investimentos para alcançar as melhores vistas da terra
Ao pensarmos em projetos de construção civil, logo vem à mente edificações diferenciadas e de grandes proporções. É natural que entusiastas do setor, turistas e, até mesmo, o público em geral se interessem por prédios e construções gigantescas. Pensando nisso, elencamos os 10 prédios mais altos do mundo. Vale anotar a lista e, quem sabe um dia, visitar pessoalmente.
Hoje, em 1º lugar há exatos 13 anos, está o Burj Khalifa, em Dubai. Reconhecido como um dos projetos mais ousados da história da construção civil, com investimento de US$ 1,5 bilhão, o edifício levou cinco anos e três meses para ser finalizado.
A construção gigantesca chega a alcançar quase um quilometro de altura, precisamente 823 metros. São 160 andares que contam com o mais alto mirante ao ar livre, a mais alta mesquita e boate do planeta e o elevador mais rápido já instalado em um edifício (64 km/h).
A China, no entanto, se mantém entre os tops do ranking. Situado em Xangai, o Shangai Tower é o 2º maior prédio do mundo, com 632 metros e 128 andares.
O Makkah Royal Clock Tower perde o posto por poucos metros, ocupando a 3ª posição, com 601 metros. Localizado em Meca, na Arábia Saudita, a construção forma um complexo de sete hotéis.
Também chinês, o Ping An Finance Center, localizado em Shenzhen, possui 599,1 metros, 115 andares é o 4º maior do mundo.
Em 5ª posição está o Lotte World Tower na cidade de Seul, Coréia do Sul, com 554,5 metros e 123 andares. Já em 6º lugar está o icônico One World Trade Center, considerado o “novo” World Trade Center. O edifício possui 541 metros de altura e oferece uma vista privilegiada de Manhattan, do Brooklyn e de Nova Jersey, em New York.
Para fortalecer a quase hegemonia chinesa no tema grandes construções, estão empatadas Guangzhou CTF Finance Centre, em Guangzhou, com 530 metros e 11 andares; e Tianjin CTF Finance Centre, em Tianjin, também com 530 metros, mas 93 andares.
Fechando a lista, temos também, em Pequim, o Citic Tower, com 527,7 metros, 109 andares e uma arquitetura futurista. E o edifício Taipei 101. Construído em 2004, chega a desafiar as leis da física. Com 508 metros de altura e 101 andares, o prédio já foi considerado o maior do planeta. Projetado pelo arquiteto taiwanês C. Y. Lee, conta com um amortecedor eólico que protege a construção de eventuais desastres naturais.
Vale destacar que todos os projetos são inovadores e procuram desafiar técnicas tradicionais de engenharia e arquitetura, com a proposta de ser muito mais do que um simples edifício, mas sim grandes marcos históricos do setor de construção civil mundial.
Retornar