Cada vez mais, a internet vem se tornando um ambiente fértil para diferentes setores. E, hoje, estar conectado significa ter em mãos um leque de possibilidades que vão além do imaginário. O metaverso é um exemplo. A tecnologia permite que pessoas possam vivenciar a imersão em um universo virtual pensado para entregar uma experiência próxima da realidade.
Desde que o Facebook anunciou a mudança de seu nome para “Meta” e declarou a intenção em investir na tecnologia, os olhares de pessoas e de grandes corporações voltaram-se ainda mais para o assunto.
Seguindo esta tendência, já existem diversos jogos que estão conquistando o público. The Sandbox é um deles. O game oferece um metaverso que possibilita aos usuários a criação de avatar e compra de acessórios e terrenos, entre outras experiências.
A novidade, aliada à tecnologia NFT (tokens não-fungíveis), revelou um cenário rentável para o setor imobiliário. Nesse sentido, é possível construir, vender e alugar casas e estabelecimentos comerciais. E, assim como na vida real, fatores como valorização de terrenos e especulação imobiliária já estão sendo pensados por investidores da área que buscam gerar capital a partir de propriedades virtuais.
O metaverso também contribui com inovações para a forma convencional de vender imóveis. Muitos empreendimentos poderão ganhar uma versão fiel no ambiente virtual, possibilitando que pessoas do mundo todo possam visitar o espaço antes de realizar a compra e usufruam de seu bem, tanto virtualmente como fisicamente, após a aquisição.
A imobiliária de luxo One Sotheby’s International Realty, em parceria com a Voxel Architects e o empreiteiro e colecionador de NFTs Gabe Sierra, já está trabalhando na venda da primeira mansão do metaverso, que recebeu o nome de Meta Residence.
O imóvel estará disponível nos dois formatos, com localização no universo The Sandbox e em Miami, nos Estados Unidos. Ao que tudo indica, a obra será finalizada no quarto trimestre de 2022 e o objetivo é leiloar as propriedades para um mesmo comprador.
Para muitos pode parecer utópico, soar como algo futurístico ou abstrato. Mas o fato é que a fusão do real e virtual vem ganhando proporções gigantescas a cada dia que passa. É inegável que estamos caminhando em direção a uma nova forma de experienciar a vida e os objetos ao nosso redor. Está preparado?