Redes Sociais
  Home - Notícias - Newsletters

Newsletters

Quem faz o setor - Elizabeth Belenchia, presidente do Comitê de Organizações Internacionais da FIABCI Mundial, fala sobre a importância da sustentabilidade no segmento imobiliário.


Fomentar o trabalho de entidades do setor imobiliário promove políticas

e iniciativas mais sustentáveis

Elizabeth Belenchia, presidente de Organizações Internacionais da FIABCI Mundial, destaca que a união entre ONU, FIABCI e outras entidades promove uma agenda verde que gera benesses a diversos setores e fomenta o olhar para políticas e iniciativas mais sustentáveis.

Como é a sua atuação no setor e, principalmente, como você avalia a agenda da sustentabilidade?

Há mais de 40 anos, atuo com foco em soluções sustentáveis para o setor imobiliário. Nesse sentido, fiz parte do Comitê de Legislação e Meio Ambiente da FIABCI Mundial em 2004, por meio do qual promovi esforços globais com instituições e universidades para reforçar a importância da preservação da água no setor. Neste mesmo período, atuei como representante da FIABCI na ONU, sempre apostando em iniciativas que relacionam a importância da água não apenas ao mercado imobiliário, mas para o desenvolvimento de cidades sustentáveis que consigam produzir e sustentar índices positivos em diversas frentes. Em 2008, junto ao ex-presidente da FIABCI Mundial Flávio Nunes, integrei o Comitê de Legislação e Meio Ambiente da Federação em São Paulo. Organizamos um Eco Film Festival em Amsterdã, na Holanda, sob o tema “Água e sua relação com o mercado imobiliário”, com a participação de estudantes universitários de todo o mundo.
 

Qual seu cargo atual dentro da instituição?

Em dezembro de 2020, fui eleita presidente de Organizações Internacionais da FIABCI. Na minha visão, a pandemia trouxe à tona muitas desigualdades em nossa estrutura social. Por isso, acredito que as maiores recompensas nos próximos dois anos virão da reconexão com as fortes redes de negócios em nossos próprios países e da construção de próprias iniciativas para desenvolver ações sustentáveis a serem compartilhadas com outros colegas ao redor do mundo. É hora de nos unirmos para enfrentar os desafios locais e globais. Todos nós temos a oportunidade de desenvolver projetos sustentáveis e que reforcem a importância da água e do meio ambiente ao setor imobiliário como um todo, explorando as benesses que surgirão dessas soluções em médio e longo prazo.

 

Como você avalia que deva ser a ligação entre setor imobiliário e sustentabilidade?

O setor imobiliário global não deve se furtar de políticas sustentáveis, que aprimoram cada vez mais sua forma de trabalho, reduzindo impactos gerados por toda e qualquer atividade econômica no planeta. O ambiente construído é uma parte importante do PIB global. Portanto, considero que devemos estar engajados na solução de problemas sustentáveis e climáticos.

 



Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP