Redes Sociais
  Home - Notícias - Newsletters

Newsletters

Quem faz o setor – A resiliência da cidade do Rio de Janeiro


A resiliência da cidade do Rio de Janeiro, primeira Capital Mundial da Arquitetura

 
 
Frederico Price Grechi, presidente da FIABCI-Rio, e Valéria Magiano Hazan, diretora Executiva do Comitê Organizador Rio 2020 - Capital Mundial da Arquitetura Unesco-UIA, falam sobre as adaptações necessárias às atividades do Rio Capital Mundial da Arquitetura por conta da crise atual de Covid-19.

Que mudanças foram necessárias devido à quarentena imposta pelo Coronavírus?
Dentre os 300 eventos inscritos no calendário para celebrar a titulação, muitos estão sendo adaptados à nova realidade de distanciamento social. Alguns realizados de forma virtual, com parte das atividades adiadas, e novas propostas sendo apresentadas. Por ser um encontro com participação de mais de 20 mil pessoas de todo o mundo no Rio, o 27º Congresso Mundial dos Arquitetos, inicialmente marcado para o período de 19 a 23 de julho de 2020, teve o adiamento mais longo: será realizado de 18 a 22 de julho de 2021.
 
Quais eventos relativos à titulação já foram realizados?
O calendário Rio 2020 começou oficialmente com o anúncio na festa de Réveillon na Praia de Copacabana, com uma agenda incluindo dezenas de atividades culturais e acadêmicas para cariocas e turistas. Alguns eventos movimentaram a cidade, como a exposição sobre os 100 anos do arquiteto e urbanista Sergio Bernardes no Museu de Belas Artes, as comemorações pelo início do centenário do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e os encontros para confecção de desenhos de paisagens urbanas promovidos pelo grupo internacional Urban Sketchers, os três no início do ano.
 
Como a população pode participar da agenda de eventos?
Para envolver a população do Brasil e do exterior, a Prefeitura do Rio de Janeiro já havia publicado no Diário Oficial do Município um chamamento público (número 02/2019), abrindo espaço para que instituições e produtores culturais apresentassem propostas de eventos. As inscrições estão abertas até novembro através do site (capitalmundialdaarquitetura.rio), na aba Faça Parte. Novas propostas são bem-vindas. Diversas instituições governamentais e da sociedade civil, especialmente as ligadas aos setores de arquitetura, urbanismo e desenvolvimento urbano, apoiam a programação e a divulgam entre seus associados, como a FIABCI-Rio.

 


Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP