Redes Sociais
  Home - Notícias - Newsletters

Newsletters

O adeus a Luiz Carlos Pereira de Almeida, idealizador do Prix d’Excellence


O adeus a Luiz Carlos Pereira de Almeida, idealizador do Prix d’Excellence

A morte do cofundador da Sobloco Construtora, Luiz Carlos Pereira de Almeida, comove e entristece o setor imobiliário como um todo. Vítima de uma insuficiência cardíaca, o engenheiro civil faleceu em sua residência, no último dia 6 de maio, aos 94 anos.
 
Em 1958, Luiz Carlos cofundou a Sobloco Construtora junto com seu sócio Mário Najm. Seu esforço, desde então, contribuiu para que a empresa se destacasse no âmbito do desenvolvimento urbano brasileiro, tendo atuado nos mais diversos segmentos de construção, promovendo obras em edifícios comerciais, shopping centers, hotéis, terminais de transporte e indústrias.
 
No final dos anos 1970, a Sobloco foi a responsável pela construção da Riviera de São Lourenço, um verdadeiro marco do desenvolvimento urbano sustentável.
 
Visionário, o engenheiro paulistano presidiu o capítulo brasileiro da Federação Internacional Imobiliária (FIABCI-BRASIL) de 1984 a 1988. Entre 1991 e 1992, enquanto atuava em diversos cargos na FIABCI Mundial, idealizou o Prix d’Excellence, conhecido em todo o mundo como o “Oscar” do mercado imobiliário internacional. No Brasil, o Prix d’Excellence influenciou a criação do Prêmio Master Imobiliário, que já está em sua 26ª edição. Não obstante, entre 1993 e 1994, Luiz Carlos também presidiu a FIABCI Mundial.
 
O reconhecimento gerado pelo Prix d’Excellence e pelo Master Imobiliário está diretamente relacionado ao próprio legado deixado por Luiz Carlos, que recebeu diversas homenagens ao longo da vida. Até o ano passado, o empresário ainda fazia questão de comparecer pessoalmente às reuniões da FIABCI-BRASIL e do Secovi, entidade da qual era conselheiro nato.
 
Sua atuação, entretanto, não ficou restrita ao setor. Em 1993, foi o responsável pela criação da Fundação 10 de Agosto, na Riviera de São Lourenço, que realiza diversas iniciativas sociais voltadas a jovens e crianças carentes de Bertioga (SP). Sem fins lucrativos, a entidade oferece educação e qualificação profissional à população da cidade, e já atendeu mais de 22 mil pessoas desde a sua abertura.
 
Luiz Carlos deixa a mulher Vera e sete filhos. Deixa também um amplo legado, que será perpetuado por meio das ideias inovadoras que ajudou a implantar, e também por meio da atuação das entidades que presidiu e com as quais tanto contribuiu.

O engenheiro foi um homem de ideias que, com determinação e persistência - características de sua personalidade -, concretizou projetos urbanísticos ousados e sustentáveis. Com esta sua visão vanguardista, influenciou no desenvolvimento de um setor inteiro.
 
Uma grande perda para o Brasil, para a FIABCI e para todo o setor imobiliário. Em nome da Federação no Brasil, deixo aqui meus profundos sentimentos à família.
 
 
Por José Romeu Ferraz Neto, presidente da FIABCI-BRASIL


Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP