Redes Sociais
  Home - Notícias - Newsletters

Newsletters

Quem faz o setor - Caio Calfat mostra expectativa para o Sudeste


Expectativas para o mercado imobiliário da região Sudeste

 
Caio Calfat, diretor da Caio Calfat Real Estate Consulting, destaca que o período de recessão, entre 2014 e 2017, afetou a indústria imobiliária fortemente, causando queda de vendas e surgimento dos distratos imobiliários. Na região Sudeste do país, as empresas não tiveram alternativas além de gerenciar o estoque e buscar formas de evitar a devolução daqueles já vendidos.
 
Como está o setor?
O setor deve se aquecer em novos lançamentos. Porém, mesmo com problemas de absorção do estoque entregue, os agentes imobiliários do Sudeste continuaram a pesquisar, entre 2014 e 2017, o mercado e a buscar soluções que fugissem do tradicional. Alguns projetos começaram a sair do papel: empreendimentos para alojamento de estudantes e idosos; residenciais para renda através do aluguel de temporada em diversos modelos, como o conceito coliving; e mesmo soluções de vendas, como a multipropriedade.
 
O que esperar desses novos modelos de negócios?
Esses novos modelos de negócios trouxeram novidades ao mercado, como já acontece no segmento de condo-hotéis, uma vez que a operação e a gestão de renda deste tipo de empreendimento necessitam da administração de um terceiro, caracterizando contrato de investimento coletivo, que precisa atender às normas do mercado de capitais monitorado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários. As normas da CVM impõem aos líderes do projeto uma série de práticas no dia a dia do negócio imobiliário tradicional, principalmente na parte de vendas, que deve adotar uma linguagem informativa - e não persuasiva, visando a concretização das vendas.
 
E quais as expectativas para os próximos anos?
Dados do IBGE apontam que, em 2025, a região Sudeste irá demandar 34,8 milhões de moradias, um montante 5,6 milhões de unidades superior ao que se registrava em 2014. Dessa forma, após os anos de estagnação, o potencial deste mercado para os próximos cinco anos é exponencial para geração de emprego, renda e crescimento econômico.

 



Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP