Redes Sociais
  Home - Eventos - Reuniões Empresariais

Reuniões Empresariais

Verticalização Urbana Sustentável foi o tema principal do encontro profissional internacional que a Fiabci/Brasil e o CTBUH promoveram no dia 8/4, em São Paulo

08/04/2014

                          

 

Verticalização Urbana Sustentável foi o tema principal do encontro profissional internacional
que a Fiabci/Brasil e o CTBUH promoveram no dia 8/4, em São Paulo
 
 
 
No dia 08 de abril, das 9h às 14h, a Fiabci/Brasil (Capítulo Brasileiro da  Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) e o CTBUHBrasil (Council on Tall Buildings an Urban Habitat Brazil) promoveram o encontro profissional sobre o tema ‘Verticalização Urbana Sustentável’. 

 

Com uma grade de palestras e diálogos que deram destaque às mudanças, estratégias, perspectivas e oportunidades para o desenvolvimento de um ambiente urbano sustentável, o evento contou com três painéis distintos e regidos por renomados profissionais e líderes do setor. O encontro também marcou o lançamento do capítulo brasileiro do CTBUH e enfatiza uma das principais premissas desse Conselho: a promoção de diálogos multidisciplinares sobre urbanização e edifícios altos.
 
O trabalho do CTBUH, já solidificado em outras regiões ao redor do mundo, vem sendo desenvolvido graças ao apoio de seus integrantes, na sua maioria líderes mundiais, desenvolvedores, arquitetos, engenheiros, empreiteiros, entre outros profissionais conectados com edifícios e cidades sustentáveis. Por isso, na ocasião, destaque também para uma explanação sobre a atuação do CTBUH pelo mundo e sobre os seus planos de ações em nosso país.

 

Programa
 9h00 – Receptivo e credenciamento
 
 9h30 – 1º Painel
‘Edifícios altos e superaltos - o que está por vir pelo mundo e no Brasil’
Até 2020, seremos testemunhas não só da construção do primeiro edifício com mais de 1 km de altura (a altura exata ainda é mantida em segredo), a 'Kingdom Tower', em Jedá, cidade no norte da Arábia Saudita, como também de inúmeros edifícios com mais de 600 metros. Portanto, em poucos anos vamos assistir, pelo mundo, construções que até alguns poucos anos atrás pareciam ser apenas ficção. E no Brasil, vem aí o 'Infinity Coast', um edifício residencial de 66 pavimentos que está sendo levantado em Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina.
 
Palestrantes:
Joseph Burns (Former CTBUH Advisory Group / Managing Principal, Thornton Tomasetti, Chicago, USA.)
Rafael Gomes de Oliveira (representante da CTBUH)Moderador:
Antonio Macêdo (Senior Manager, Green Building, Cushman Wakefield, São Paulo, Brasil) 
 
10h45 – Coffee Break
 
11h00 – 2° Painel
'Megaestruturas inteligentes e eficientes: a engenharia dos novos arranha-céus'
Quando pensamos em edifícios altos e superaltos, pensamos também em como viabilizá-los e torná-los eficientes. Até 2020, 19 dos 20 mais altos edifícios estarão localizados no Médio Oriente e Ásia, claramente um sinal dos tempos e uma demonstração do poder econômico que cada vez mais se acentua nessa região do planeta. Não menos relevante é a evolução dos métodos construtivos e dos materiais que vem sendo utilizados nessas edificações. Portanto, hora de ficar por dentro dos  processos construtivos atuais e de suas tendências, dos conceitos de “time history analysis” e dos princípios da construção sustentável. 
 
Palestrantes:
Paulo Helene (Diretor, PhD Engenharia, São Paulo, Brasil)
Mario Franco (JKMF, Diretor, São Paulo, Brasil)
Moderador:
Hamilton de França Leite Jr. (Diretor da Fiabci/Brasil, da Casoi Desenvolvimento Imobiliário e da área de Sustentabilidade do Secovi-SP, São Paulo, Brasil) 
 
12h15 – Intervalo
 
12h30 – 3° Painel (Durante Almoço)
'Taipei 101, um case de sucesso'
Durante seis anos, entre 2004 e 2010, o Taipei 101 foi, oficialmente, o edifício mais alto do mundo, com 508 metros. Atualmente, ele ocupa o terceiro lugar no ranking dos mais altos edifícios do mundo. Imponente no horizonte da cidade de Taipei (Taiwan), o terceiro maior prédio do mundo é o que tem o elevador mais rápido de todos. Ícone da evolução tecnológica em Taiwan, o Taipei 101 é emblemático, tem muitos significados e está carregado de simbolismos. Destaque para seu estilo que combina a tradição e modernidade da cultura asiática e internacional num único projeto, além de suas características peculiares de segurança que permitem suportar tufões e terremotos. Do projeto, aos processos de viabilidade e construção, e seu atual funcionamento, um case de sucesso.
 
Palestrante:
Cathy Yang(CTBUH Trustee / GM, Tower Management, TAIPEI 101, Taipei, Taiwan)
Moderador:
Basilio Jafet (Presidente da Fiabci/Brasil e vice-presidente do Secovi-SP)

 

Galeria


Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP