Redes Sociais
  Home - Notícias - Newsletters

Newsletters

A Fiabci/Brasil renova a sua adesão ao Pacto Global


 

 

                                     

 

 

 

Newsletter III

 

 

Pacto Global - ONU

 

 

Nesta última segunda-feira, dia 17 de janeiro, a Fiabci/Brasil reafirmou seu compromisso com a Responsabilidade Social através da renovação de sua adesão ao Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

O Pacto Global é uma iniciativa de política estratégica destinada às empresas que se comprometam a alinhar as suas operações e estratégias com dez princípios aceitos globalmente:

 

1- As empresas devem respeitar e apoiar a proteção de Direitos Humanos reconhecidos internacionalmente; e

2- Assegurar-se em sua não-participação em violação desses direitos.

3- As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4- A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

5- A abolição efetiva do trabalho infantil; e

6- Eliminar a discriminação no emprego.

7- As empresas devem adotar uma abordagem preventiva para os desafios ambientais;

8- Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e

9- Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente sustentáveis.

10- As empresas devem combater a corrupção sob todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

 

Além disso, o Pacto Global estimula o diálogo entre empresas, organizações das Nações Unidas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável. A idéia é dar uma dimensão social à globalização.

 

A Fiabci/Brasil apóia os Dez Princípios relacionados acima, sendo signatária do Pacto Global da ONU desde 20 de janeiro de 2009, e afirma o seu compromisso de fazer do Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, cultura e operações diárias da entidade, além de empreender esforços para divulgar publicamente este compromisso aos seus funcionários, associados, parceiros e público em geral.

 

No documento enviado para a renovação da adesão ao Pacto, o COP - Comunicação de Progresso, a Fiabci fez um balanço das atividades desenvolvidas nos últimos dois anos no contexto dos Dez Princípios. No que diz respeito aos Direitos Humanos, a entidade destaca seu compromisso com a Ética, além das iniciativas implementadas no sentido de construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

 

No quesito Trabalho, a entidade ressaltou que não faz diferenciação entre seus funcionários, com relação à raça, cor, origem, sexo ou condição social. A Fiabci/Brasil ressalta ainda a valorização e o estímulo ao crescimento profissional de seus funcionários.

 

A Fiabci também apresenta no relatório as Ações Sócio-Ambientais implementadas, como a adesão às práticas de reciclagem e a adoção de equipamentos sustentáveis, como implantação de torneiras dotadas de temporizadores, e de ar condicionado com geração de impacto zero no ambiente. Além disso, os eventos organizados pela Fiabci/Brasil são monitorados de modo a mensurar o impacto no meio ambiente. O Prêmio Master Imobiliário, maior premiação nacional do setor, é ambientalmente certificado através do selo Sustentax, por obedecer aos seguintes critérios de Sustentabilidade Ambiental: ger enciamento de resíduos, redução das emissões, economia de energia, economia de água, reciclagem e reutilização de materiais, paisagismo, salubridade, acessibilidade, inventário das emissões dos gases do efeito estufa, entre outros.

 

A entidade treina todos os seus funcionários sobre a Ética no Trabalho e há uma preocupação em manter o assunto em evidência em todas as situações. A ética deve ser levada em consideração e pautar a diretriz de todas as ações da entidade. A Fiabci/Brasil faz uso de um Código de Ética Profissional, aprovado por seu Conselho Consultivo e com validade para todo o território nacional.

 

Além disso, a Fiabci adota política clara de Combate à Corrupção para aprovações de empreendimentos ou obtenção de documentos em organismos governamentais. A mesma postura norteia sua atuação no relacionamento com todos os setores da sociedade. A gestão administrativa interna da entidade está orientada para coibir qualquer tipo de prática de corrupção, estando todos os seus processos de aquisição devidamente documentados.

 

Para maiores informações a respeito do Pacto Global, acesse:

http://www.pactoglobal.org.br/default.aspx

 

 

Envie-nos sua sugestão: camila@fiabci.com.br

 

 

 

 

                                              

 



Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP