Redes Sociais
  Home - Notícias - Newsletters

Newsletters

Projeto futurista dá asas ao prédio da Zoomlion, renomada empresa fabricante chinesa de máquinas e caminhões pesados


NEWSLETTER No 31

 

Projeto futurista dá asas ao prédio da Zoomlion, renomada

empresa fabricante chinesa de máquinas e caminhões pesados

 

 

Implantado na cidade de Changsha, província de Hunan, na China, o Centro de Exposição da Zoomlion, uma das principais fabricantes chinesas de máquinas e caminhões pesados, é um espaço que combina a visão do futuro com a imagem coorporativa da empresa. Tudo projetado para unir o conceito de inovação e tecnologia do edifício à marca.

 

Com mais de 10 mil metros quadrados, o empreendimento é composto por quatro pavimentos que atendem salas de exibição, banheiros, lobby, sala de conferência, sala de mídia e escritórios. E o design futurista do projeto, criado por arquitetos californianos do conceituado e arrojado escritório de arquitetura amphibianArc, resultou em um edifício que pode mudar sua forma.

 

Um edifício mutante? Por mais incrível que possa parecer, sim, um edifício mutante com 26 metros de altura e que pode se transformar em águia, borboleta e, até mesmo, num sapo. Tudo pensado para levar em conta, no projeto, a importância que esses animais têm na cultura chinesa, significando liderança, fragilidade e prosperidade, respectivamente.

 

Através de mecanismos de engenharia, a volumetria retangular do prédio se desfaz em formas que abrem e fecham, num movimento que imita o bater das asas de um inseto. Para dar vida ao edifício, os arquitetos adotaram um sistema de pele dupla, revestida de aço e vidro, permitindo que a estrutura seja leve e resistente, além de esconder os braços hidráulicos.

As dobraduras da fachada norte se transformam em águia e numa borboleta; já na face sul, os movimentos das dobras lembram um sapo nadando.  A estrutura mecânica feita de aço e vidro recortados que se assemelha a dois tipos de asas, de borboleta ou de águia, quando acionada faz com que os braços articulados se abram ou se fechem, proporcionando uma luminosidade maior à sala principal.

 

Como num filme produzido em Hollywood, os arquitetos californianos da amphibianArc captaram a essência da grande arte do cinema e projetaram um edifício capaz de mudar de forma. Parece mesmo o filme Transformers, baseado em um desenho homônimo de muito sucesso no Estados Unidos e no Brasil.

 

Segundo os arquitetos, o projeto reflete o entendimento da empresa no balanço entre a natureza e o avanço tecnológico, como também abraça o conceito ambiental e de desenvolvimento urbano.

 

Assista ao vídeo e veja as asas em ação:


Fonte:

www.amphibianarc.com

www.arqbacana.com.br/arq!mundo/AMPHIBIANARC

www.anteprojectos.com.pt/2012/08/01/centro-de-exposicoes-da-zoomlion

www.revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI312912-16938,00-PREDIO+COM+ASAS.html

 



Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP