Redes Sociais
  Home - Notícias - Newsletters

Newsletters

Mercado Brasileiro entre os melhores da Sustentabilidade Global


 

NEWSLETTER Nº 28

 

Mercado Brasileiro entre os melhores da Sustentabilidade Global

 

Em 2012, o Brasil subiu uma colocação em relação ao ano anterior, passando a ocupar 4ª colocação no ranking mundial de construções sustentáveis, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes, de acordo com análises realizadas pela Green Building Council (USGBC), órgão internacional de certificação do setor – o LEED.

 

O primeiro prédio sustentável do Brasil foi construído em 2004. A partir de 2007 o processo ganhou força e o número de construções sustentáveis teve um aumento considerável: atualmente, nosso país possui 526 empreendimentos sustentáveis, sendo 52 certificados e 474 em processo de certificação no USGBC.

  

A tendência é que esse tipo de construção imobiliário continue crescendo, pois além de diminuir a emissão de poluentes, os ocupantes desses prédios terão uma redução nos custos operacionais, gastando menos com energia e água que, através da reutilização, chegam a economizar de 30% a 50%, resultando na diminuição dos resíduos e facilitando a manutenção dos prédios. O custo médio operacional das construções verdes fica entre 8% e 9% mais barato do que na manutenção de um prédio convencional.

 

Atualmente, o Green Building Council Brasil está expandindo o projeto verde para diversos empreendimentos, como os estádios esportivos nas cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014, o ramo de materiais de construção e construções populares. Neste último, entra em destaque o projeto Minha Casa Minha Vida, financiado pela Caixa Econômica Federal e orientado pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Hábitat, que utiliza madeira de origem legal e a contratação de construtoras certificadas. A medição individual do consumo de água e energia em cada unidade habitacional, o plantio de uma árvore por unidade e o uso de aquecedores solares nas casas são requisitos para esses empreendimentos, que atendem famílias com renda inferior a 10 salários mínimos.

 

 

Fonte:

<http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/maio/brasil-e-quarto-no-ranking-mundial-de-construcoes>

< http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,construcoes-sustentaveis-,899177,0.htm>

 



Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP