Redes Sociais
  Home - Notícias - Newsletters

Newsletters

"Energia solar - tornando o velho, novo"


Energia solar – tornando o velho, novo

 

Newsletter nº17

 

 

 

Em 2009 foi inaugurada a então maior ponte do gênero, suspensa e eco-friendly – a Ponte Kurilpa, na cidade de Brisbane,Austrália. Vencedora do Prêmio Mundial de Arquitetura de Barcelona, a estrutura tem 470 metros exclusivos para pedestres e bicicletários, e conta com painéis solares que produzem energia suficiente para alimentar de 75% a 100% da iluminação da ponte, dependendo da configuração do sistema de iluminação por LED.

 

Seguindo este exemplo, as novas construções são merecedoras de atenção, mas vale realçar que as antigas construções também podem ser transformadas e maximizar o seu potencial: há quase 2 meses atrás, um projeto de grande escala tomou início em Londres: a instalação de mais de 4,400 painéis solares sobre a Ponte Blackfriars, localizada na região central da cidade.

A iniciativa é da empresa britânica Solarcentury, e espera-se que o projeto, com conclusão prevista para 2012, gere em torno de 900,000kWh de energia elétrica por ano, abastecendo metade da energia consumida pela estação ferroviária de mesmo nome.

A escolha pelo lugar foi feita na medida: um local no coração da cidade, utilizando o teto de um espaço icônico, onde as pessoas possam ver o papel fundamental da energia solar. A diretora do projeto da Network Rail, Lindsay Vamplew, complementa: “A ponte ferroviária do Blackfriars faz parte de nossa história. Construída na era do vapor, estamos transformando-a com a tecnologia moderna numa estação ícone da cidade e do mundo”.

 

 

Fontes:

The Guardian/uk

http://www.guardian.co.uk/environment/2011/oct/04/solar-bridge-blackfriars-station

World Architecture News

http://www.worldarchitecturenews.com/index.php?fuseaction=wanappln.projectview&upload_id=12507

Greenleaf Engineers

http://www.greenleafengineers.com/news/16/11/09/kurilpa-bridge-brisbane-cuts-ribbon-worlds-largest-solar-powered-bridge

 

 

Envie-nos sua sugestão:

 fiabci@fiabci.com.br

 



Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP