Redes Sociais
  Home - Notícias - Newsletters

Newsletters

Conheça o novo parque no Brooklyn, em Nova York, da James Corner Field Operations


 
O portal Metropolis percorreu o parque de seis acres (aproximadamente 24.281 metros quadrados) que abrirá em breve, com uma orla de 365 metros de extensão e uma série de "artefatos" industriais recuperados da fábrica da Domino Sugar.
 
Courtesy Aether Images

 
Quatro cilindros de aço de 36 pés (10 metros) de altura, que uma vez armazenou milhares de galões de xarope de açúcar na antiga fábrica de açúcar Domino, no Brooklyn, agora são peças de destaque no Domino Park. A paisagem de seis acres (aproximadamente 24.281 metros quadrados), que deve ser inaugurada em junho deste ano, apresenta cerca de 30 "artefatos" da fábrica, selecionados pela firma James Corner Field Operations (JCFO), sediada em Nova York, que liderou o projeto do parque. Colunas antigas de armazéns sustentarão uma passarela elevada; esteiras de metal usadas antigamente para transportar o açúcar (pense em enormes brocas) permanecerão como esculturas de aço, e os balseiros ao longo do East River não sentirão falta dos dois enormes guindastes turquesa do parque.
 
Enquanto estes artefatos, juntamente com um playground inspirado na fábrica, podem roubar a atenção, o projeto apresenta uma ampla gama de espaços que os arquitetos e incorporadores esperam que se tornem um espaço público vibrante que atenda aos moradores locais.
 
Courtesy Aether Images
 
O parque foi construído pela incorporadora Two Trees, a empresa que está por trás da renovação da área adjacente de 11 acres (aproximadamente 44.515 m²) da Sugar Factory. Quando concluído, o empreendimento contará com 2.800 unidades residenciais (das quais 2.100 serão comercializadas ao preço de mercado e 700 serão voltadas para habitações econômicas), mais de 55 mil metros quadrados para escritórios comerciais, e mais de 18 mil metros quadrados para o comércio. O projeto apresentou controvérsias, tanto por suas unidades de luxo quanto por seu design para a fábrica de valor histórico. Em 2014, a Two Trees chegou a um acordo com a cidade em relação ao número de habitações econômicas. No ano passado, a Comissão de Preservação de Patrimônio Histórico aprovou o projeto da fábrica.
 
Embora todo o desenvolvimento agora tenha recebido o sinal verde, a maior parte ainda não foi construída. O único edifício completo é o 325 Kent, revestido em cobre e zinco, um projeto residencial do escritório de arquitetos SHoP, de Nova York. Três outros arranha-céus serão construídos nos próximos anos além de um prédio de escritórios que surgirá dentro da antiga estrutura de alvenaria do século XIX da Sugar Factory.
 
Courtesy James Corner Field Operations
 
Estes novos edifícios ficarão em quarteirões criados pela extensão de várias ruas do Leste-Oeste do Brooklyn através da região renovada. As ruas mais compridas (Grand Street e South 1st até a S. 4th Streets) encontrarão a River Street, avenida existente que foi estendida no local. De acordo com Lisa Tziona Switkin, diretora sênior da JCFO, essas conexões de múltiplas ruas são um importante gesto que demonstram que o parque está realmente aberto a todos.
 
Enquanto a Two Trees está pagando pela construção e manutenção do parque, a JCFO trabalhou em estreita colaboração com o Departamento de Parques de Nova York durante o processo de design, garantindo que o Domino Park cumprisse os padrões exigidos. O JCFO também diz que realizou pesquisas de grande e pequena escala na comunidade para determinar quais facilidades e áreas de recreação, como a quadra de vôlei, deveriam ser construídas. O parque também estará totalmente aberto ao público, do amanhecer ao anoitecer. (Na verdade, a cidade está mantendo parte do dinheiro da Two Tree em depósito; uma vez que esses fundos podem ser tomados, caso o incorporador não consiga manter o parque.)
 
Courtesy Aether Images
 
Ao projetar o Domino Park, a JCFO alocou os programas públicos mais ativos (espaço pet de mais 162 metros quadrados, duas quadras de bocha, um campo de jogos multiuso de 585 metros quadrados e a quadra de vôlei) mais próximos da barulhenta ponte Williamsburg, que suporta oito avenidas e dois metrôs. O centro do parque, que inclui um espaçoso mirante e uma fonte, visa atrair grandes grupos de pessoas. A metade norte do parque apresenta o que a JCFO chama de "usos passivos", como barraca de comida, mesas de piquenique, playground, gramado, cadeiras de praia e uma passarela elevada. A passarela, que é ladeada por dois guindastes turquesa brilhante, será sem dúvida a assinatura do parque, bem como abrigo de boas-vindas durante os meses quentes de verão. A passarela, diz Switkin, “funciona como uma treliça de sombra do tamanho de dois quarteirões”. Isso, e a adição de seis acres (em torno de pouco mais de 24 mil metros quadrados) de parque em um bairro que carece de espaço verde, será um alívio bem-vindo.

  Courtesy Aether Images
 
 
Texto original: Preview James Corner Field Operations’ New Brooklyn Park
Por Zachary Edelson, para o portal da Metropolis Magazine, a 12 de abril de 2018. http://www.metropolismag.com/cities/landscape/domino-sugar-factory-park-james-corner-field-operations/pic/38834/
Tradução: Fiabci-Brasil
 


Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP