Redes Sociais
  Home - Notícias - Newsletters

Newsletters

Ark Hotel, na China: estrutura de 15 andares construída em 6 dias


 

 

Newsletter VIII

 

 

Confira a Newsletter VIII da Fiabci/Brasil e conheça o Ark Hotel, na China, construído em 6 dias.

 

Parece impossível, mas não é.

Os moradores de Changsha que não passaram pelo centro da cidade nos últimos dias arriscam-se a ter uma grande surpresa: em apenas 6 dias nasceu ali um novo hotel, de 15 andares. 

 

Changsha é a capital da província de Hunan, na China, fica às margens do Rio Xiang e tem cerca de 2.100.000 habitantes.

 

Os componentes para a construção do Ark Hotel foram pré-fabricados e depois montados no local, no sistema Just in time. Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata.

 

Suas fundações já estavam prontas quando a estrutura metálica começou a ser montada. Entretanto, prédios similares a esse costumam demorar em média três meses para serem erguidos. E não é uma estrutura frágil. Trata-se de um edifício moderno, com isolamento térmico e acústico e capacidade para resistir a sismos.

A estrutura do Ark Hotel foi projetada com resistência a terremotos de nível 9 na escala Richter e é formada por colunas, vigas e reforços transversais em aço, lajes de concreto pré-moldadas, além do revestimento externo composto de painéis pré-fabricados.

Na construção do Ark Hotel não foram utilizados guindastes estacionários, o que permitiu que a estrutura fosse montada em apenas 46 horas. O acabamento e revestimento externo demoraram 90 horas para serem concluídos e a construção não registrou qualquer acidente de trabalho.

Os materiais foram fabricados em vários locais e transportados para o canteiro de obras, tornando possível reduzir o peso dos resíduos, refugos e sobras de materiais utilizados. A obra apresentou menos de 1% de desperdício e descartes de materiais.

A construção do Ark Hotel utilizou processos inovadores baseados na otimização de materiais, energia e uso de mão de obra, resultando não só na redução de tempo de execução, como também no barateamento da obra.

Este projeto faz parte de um programa do Governo Chinês em busca de uma consciência popular de ecologia e sustentabilidade, já que o país ainda é um dos maiores poluidores do mundo.

Assista ao vídeo da construção recorde do Ark Hotel:

http://www.youtube.com/watch?v=Ps0DSihggio

 

Envie-nos sua sugestão: camila@fiabci.com.br



Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP