Redes Sociais
  Home - Notícias - Newsletters

Newsletters

Uma luxuosa residência com telhado verde e baixo consumo de energia em Cingapura


 

Newsletter VI

 

Confira a Newsletter VI da Fiabci/Brasil e conheça a Cluny House, uma luxuosa residência com telhado verde e baixo consumo de energia em Cingapura.

 

Situada em Cingapura, a Cluny House, projetada pelo escritório Guz Architects oferece não só um luxuoso visual, evocando a natureza em cada canto, como tem baixo consumo de energia. O núcleo da casa é um pátio de água rodeado por salas amplamente abertas e coroadas por telhados verdes.

O desenho inteligente incorpora uma variedade de estratégias de edifícios verdes, incluindo reutilização do material construtivo, redução do consumo de energia e conservação de água. As acomodações exibem um equilíbrio sutil entre edifício sustentável e arrojado design, cujo resultado é o luxo com baixo consumo de energia.

A integração sem cortes dos elementos naturais é fantástica. O pátio aberto, com um belo lago artificial ao centro, não só envolve os residentes na natureza, mas também promove a boa ventilação cruzada em todas as partes da casa. As plantas que cobrem o telhado também ajudam a resfriar o espaço, sendo alimentadas pelas águas das chuvas.

   

A casa é construída com madeira reciclada e retalhos de madeira que, de outra forma, seriam transformados em sucata. Como consequência destes elementos estruturais, enormes espaços abertos combinam-se ao pátio interior. O sistema de automação dá, ao imóvel, o cérebro, mas o coração de alta tecnologia do projeto é um sistema integrado de energia solar e de aquecimento solar que provê a maior parte das suas necessidades de energia.

As células fotovoltaicas e os aquecedores de água solares são empregados em conjunto com o projeto de resfriamento passivo e ventilação cruzada para reduzir o uso de energia. Os tanques de irrigação e os telhados vivos captam e reciclam a água de chuva; e o uso de materiais, tais como madeira reciclada e madeira artificial, acrescentam o calor sem comprometer os recursos finitos do meio ambiente.

     

O projeto demonstra como a tecnologia, o design e o planejamento podem ser aplicados com sensibilidade para gerar um ambiente confortável, luxuoso e sustentável. Esta integração de tecnologia e natureza pode tornar-se um modelo de vida sustentável.

    

     

 

 

Fotografia de Patrick Bingham Hall, por cortesia de Guz Architects

http://www.contemporist.com/2011/02/24/the-cluny-house-by-guz-architects/#more-27113

http://inhabitat.com/green-roofed-cluny-house-embodies-low-energy-luxury-in-singapore/

http://www.guzarchitects.com/

 

Envie-nos sua sugestão para: camila@fiabci.com.br



Retornar
FIABCI-BRASIL - Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Mezanino - Vila Mariana - CEP: 04026-002 - São Paulo / SP